06 julho 2011

Pesquisando um pouco...

Durante esta manhã perdi algum tempo a pesquisar sobre o autor de Hetalia (e meu grande ídolo) Himaruya Hidekaz. Já conhecia o seu Blog (que aliás me inspirou para fazer este assim que o vi), o qual infelizmente ainda não posso ler porque não sei kanji, e o seu website Kitayume. No entanto, curiosa como sou sobre autores, quis encontrar mais.

Ao que parece, nos primeiros tempos do seu website Kitayume, dava pelo nome de Kazuyoshi Himaruya, cuja grafia tem apenas a diferença de um kanji para Hidekaz. Não consegui encontrar a origem ou razão deste nome, nem se o que usa actualmente é um nome real ou um nickname. A segunda opção não me surpreenderia, vendo como Himaruya publica quase exclusivamente na Internet.

Outro aspecto curioso: Parece não haver uma única fotografia sua online, apesar de ter lido algures que uma vez fotografou uma das suas mãos (!). O seu suposto facebook tem uma fotografia que nem é sua, mas de um compositor que aprecia. Parece ser corrente a maioria dos mangakas nunca publicar fotos suas, ou no caso de algumas autoras do sexo feminino, censurar o rosto.
O máximo que se conhece de Himaruya - para além da sua (maravilhosamente dotada) mão - são alguns auto-retratos em tiras do blog, para além de uma declaração em que diz ter baseado o personagem da Estónia, exceptuando as cores, em si próprio.
Ainda assim, descobri que tem o cabelo pintado (bastante comum no Japão, mesmo entre rapazes e homens). Esta foi a imagem que o próprio postou sobre o assunto:

O texto diz que "Foi um choque".
Por alguma razão acho esta reacção espectacular.

Para além de um blogger e mangaka com um sentido de humor invejável e que me faz lembrar a minha própria relação com os meus personagens, Himaruya é também um fotógrafo excelente. Tem algumas fotografias de edifícios e de natureza que gostaria de colocar aqui, mas não fui capaz de as encontrar nos seus posts originais e não quero retirá-las de outras fontes. Interessados podem sempre divertir-se a procurar no seu LiveJournal.

E de onde vem toda esta minha admiração por um mangaka que não finaliza a tinta os volumes, poderão perguntar? É simples. Porque adoro o seu estilo de desenho e de blogging, simples e pessoal, mas especialmente porque é um artista que não se coloca "num pedestal" e que revela em tudo o que faz um cunho de boa-disposição, de amor pelos seus personagens e de uma proximidade com os seguidores do seu trabalho que dá gosto e com que me identifico imenso.

De resto, tendo fama graças ao bishonen - literalmente "jovens bonitos"(?) - e a cenas de carácter humorístico sugestivo (admiro que um homem seja o autor de uma série assim, sinceramente...), a fanbase de Hetalia, o seu trabalho mais famoso, é fácil de imaginar...


Seishin Hermy

Sem comentários:

Enviar um comentário